Se hoje você decidisse iniciar a leitura da Bíblia pela primeira vez, sem dúvidas essas seriam as dicas iniciais que eu te daria.
- Ore
A Bíblia é o único livro que todos tem o privilégio de ler na presença do autor, se assim desejarem. Sendo assim, uma oração antes de iniciar é como pedir que o próprio Deus ocupe o assento ao seu lado e acompanhe sua leitura, podendo auxiliar na interpretação da linguagem e do próprio enredo.
- Compare traduções e estude o contexto
A linguagem bíblica, às vezes, pode dificultar a compreensão em determinados trechos ou até mesmo o termo utilizado pelo tradutor pode soar estranho no contexto da passagem. Sendo assim, um dos melhores conselhos é: compare o texto em diferentes traduções, algo que além de facilitar a interpretação, eliminará várias dúvidas. Um aplicativo que te permite escolher várias traduções diferentes e analisá-las em paralelo é a Bíblia da Youversion. Além da comparação de traduções, pesquisar sobre tradições da época, cultura ou até mesmo detalhes geográficos da região apresentada no texto estudado poderão colaborar para uma compreensão mais completa do texto. Para isso poderão ser utilizados muitos recursos, como por exemplo, comentários de historiadores e documentários.
- A pressa é inimiga da perfeição
Fazer uma leitura rápida (corrida) de um texto acadêmico, poético, metafórico ou antigo provavelmente não será proveitoso. Do mesmo modo, fazer uma rápida leitura do texto bíblico poderá apenas gerar a ilusão de leitura finalizada, quando na verdade a interpretação ainda não foi de fato processada. Embora seja possível ler a Bíblia apenas como um livro histórico, trata-se de uma obra repleta de simbologia, na qual cada versículo possuí um aprendizado. Sendo assim, um bom aproveitamento exige a dedicação de um tempo a parte. É importante lembrar que não significa a obrigatoriedade de muitas horas de leitura por dia, mas a ideia de separar um tempinho de qualidade, um momento mesmo que curto, mas destinado apenas e completamente à leitura da palavra.
- Anote
Separe um caderno ou bloco de notas para anotar seus aprendizados. Coloque a data, a referência do versículo estudado e o que entendeu dele. Anote também passagens que chamaram sua atenção, às quais deseja relembrar e perguntas, caso tenha dúvidas. É importante entender que existem vários modos de realizar seu devocional como o método de estudo suíço, fichamentos, diário de oração, entre outros (para saber mais detalhadamente sobre o conceito de devocional e alguns modos de realizá-lo clique aqui).
- Não se prenda a um prazo para finalizar a leitura
Muitos dos planos de leitura da Bíblia são datados, com foco em finalizá-la em seis meses ou em um ano. Embora esses prazos colaborem para um incentivo à leitura, é importante considerar que diferentes pessoas possuem diferentes tempos de leitura e processamento de informação, além de diferentes demandas pessoais. Aliás, às vezes uma passagem na qual você se deteria para se aprofundar mais e compreender melhor, outra pessoa passaria mais rapidamente. Se conheça e lembre-se: É melhor ler poucos versículos e estudá-los do que apenas fazer a leitura de vários capítulos.
- Apenas comece
Mesmo sem o tempo e recursos que você possa considerar ideal ou imprescindíveis, inicie. Inicie com uma bíblia digital se não possuir uma física, inicie mesmo sem postits ou um marca-texto que não manche páginas finas, inicie com um caderno que já tem em casa ou até mesmo com o bloco de notas do celular. Se você escolheu ler esse texto com o desejo de começar, saiba que mesmo sem a disposição de três horas para essa leitura, por exemplo, você pode ter um momento de leitura proveitoso, muito aprendizado e um aproveitamento da companhia de Deus. Tenho certeza de que seu interesse será visto por Ele e algumas oportunidades para um aprofundamento na palavra e desenvolvimento desse momento devocional serão enviadas.

Leave a Comment